Oficinas de Leitura Crítica de textos curtos contemporâneos – carta, poesia, texto para teatro, conto, crônica, fábula.
Diferencial: introduzir o exercício de escrita
sobre um texto lido, considerando aspectos analisados sobre a
contemporaneidade. Metodologia pautada no binômio leitura de texto e leitura de
mundo.
Autores dos textos que serão trabalhados:
Antônio Gil Neto, graduado em Pedagogia e
Letras, vive em São Paulo onde construiu sua carreira profissional na área da
Educação. Atuou, paralelamente, em projetos de formação de educadores e em
publicações didáticas vinculadas ao ensino de língua. Autor de livros de
literatura juvenil: “A flor da pele” e “Cartas Marcadas”, (Ed.
Cortez/SP) e também organizador e autor de “A memória brinca: ciranda de
histórias do ensino municipal paulistano”, (Imprensa Oficial/SP). No
primeiro livro que escreveu – “Brado Retumbante”, (Ed. Olho d’Água/SP) – teve a
graça de receber na contracapa generosas palavras de Paulo Freire.
Edna Domenica Merola é
pedagoga, psicóloga, psicodramatista, mestre em Educação e Comunicação.
Publicou livros que mesclam textos literários e explanações sobre aspectos
metodológicos de realização de oficinas de escrita criativa: Aquecendo
a Produção na Sala de Aula (Nativa, 2001), De que são feitas
as Histórias (Postmix, 2014); Diálogos da maturidade (Postmix,
2016); Relógio de Memórias (Postmix, 2017). Escreve
poemas: Cora, Coração (Nova Letra, 2011) e contos e
crônicas: A Volta do Contador de Histórias (Nova Letra,
2011); No Ano do Dragão (Postmix, 2012); As Marias de
San Gennaro (Insular, 2019). Participou como organizadora e autora da
coletânea Tudo poderia ser diferente - inclusive o título, e-book
Amazon, 2022.
Gilberto Motta nasceu e cresceu em um circo-teatro
dos pais onde foi ator, músico, palhacinho e cantor mirim. Começou na rádio
Piratinga de Tupã, interior de São Paulo. Cursou a Faculdade Cásper Líbero/SP
de jornalismo e trabalhou em rádio, jornais e TV em SP e SC. É compositor,
escritor, poeta, jornalista, professor, mestre em mídia e conhecimento,
consultor/palestrante e pesquisador cultural. Realiza cursos e oficinas
literárias, TV, rádio, cinema e redes sociais. Documentarista audiovisual,
especializado em multimídias e comunicação digital, educação e comunicação para
multiplataformas. Nos últimos anos, publicou em e-book (Amazon) a novela
infanto-juvenil “A Incrível Jornada da Menina Careca”, as memórias sobre os
pais “Céu de vaga-lumes: lembranças e Andanças de Motinha e Nhá Fia e o Circo
Imaginário”, além de integrar a coletânea Tudo poderia ser diferente, e-book
Amazon, 2022. Prepara atualmente o livro “Vamos Fazer uma Boa Tarde”: Mário
Motta, do picadeiro circense ao picadeiro eletrônico do Jornal Nacional”.
Oficineiros
Antonio Gil Neto, Edna Domenica Merola, Rosilene
Souza, Miriam Santos.
Princípios
1- Liberdade de expressão e
de escolha estética vivenciada com diversidade.
2- Instigações de reflexões sobre
aspectos sócio culturais e existenciais.
Meta
Promover ações que fortaleçam o papel de
leitores reflexivos: capazes de relacionar texto e contexto e o viés de um
sobre o outro.
Objetivos
1- Reconhecer os gêneros textuais:
poesia, crônica, fábula, conto, textos para teatro.
2- Conhecer alguns aspectos do processo de criação
de textos curtos.
3- Apresentar alguns textos curtos contidos na
coletânea Tudo poderia ser diferente –
inclusive o título.
4- Refletir sobre o desenho cultural
contemporâneo implícito nos textos curtos objeto de leitura.
5- Introduzir o exercício de escrita sobre um texto
lido, considerando aspectos analisados sobre a contemporaneidade.
Estratégias de ensinagem:
Alunos lêem e escrevem seus comentários sobre o
texto escolhido para a próxima oficina.
Enviam seus textos para os oficineiros.
No encontro, os oficineiros promovem o debate a
partir dos textos escritos pelos alunos sobre a leitura realizada.
Oficineiros introduzem uma ou mais categorias de
análise para reflexões complementares.
Público alvo: leitores interessados em
aprimorar o gosto pela leitura e pela escrita crítica a partir de textos curtos
(carta, poesia, crônica, texto para teatro, conto, fábula).
Horário das oficinas quinzenais: Terças feiras
das 16 às 18 horas.
Cronograma das Oficinas
15: Apresentação dos
participantes e de seu histórico com a leitura e a escrita.
29: Carta a um
desconhecido. Gilberto Motta.
Abril
12: Poesia. Poemas de
Antonio Gil.
26: Texto para teatro O
crush da Professora "Z" Maria. Edna Domenica Merola
Maio
10: Conto O Terraplanista.
Cassiano Silveira.
24: Crônica Voo
cego. Gilberto Motta
Junho
07: Fábula Das
belezas da democracia. Cassiano Silveira.
Avaliação processual das
oficinas.
Cronograma de recepção das
tarefas para análise e preparo das oficinas
Março
22: Carta a um desconhecido. Gilberto Motta.
Abril
05: Poesia. Poemas de Antonio Gil.
19: Texto para teatro O crush
da Professora "Z" Maria. Edna Domenica Merola
Maio
03: Conto O Terraplanista. Cassiano Silveira.
17: Crônica Voo cego. Gilberto Motta
31: Fábula Das belezas da democracia. Cassiano Silveira.
Rol de conceitos a serem trabalhados nas oficinas:
– Elementos dos gêneros: carta, poesia,
texto para teatro, fábula, crônica,
– Mostrar e dizer; uso dos
discursos direto e indireto,
– Presença do narratário,
– Forma de apresentação dos
personagens,
–Uso da hierarquização dos
personagens (protagonistas, secundários, figurantes),
– Tempo representado e tempo da
escrita,
– Foco narrativo,
– Tipo de narrador (narrador
personagem, narrador onisciente, etc.),
– Intertextualidade
– Retórica da ironia
– Espaço dramático e
espaço cênico
– Ponto de vista privilegiado pel@ autor@ na
narrativa
– Efeitos do foco narrativo sobre a construção do
enredo e de seu consequente desfecho
– Linearidade narrativa x rupturas sem flash back
– Descrição dos personagens e uso de roteiro (cinematográfico)
– Descrever, narrar,
dissertar
– Reflexões éticas da escrita (na fábula e em outros gêneros)
– Comicidade e crítica social.
Referências e materiais de leituras tarefas
ABC
Português. A fábula, por Sara Castro. Disponível em
https://escolakids.uol.com.br/portugues/a-fabula.htm
BRASIL ESCOLA. O conto. Disponível em
https://brasilescola.uol.com.br/literatura/o-conto.htm
Daniela
Diana. Texto Teatral. Disponível em
https://www.todamateria.com.br/texto-teatral/
GIL, Antonio Neto, NOBRE, Marlene Xavier, MEROLA,
Edna Domenica, MOTTA, Gilberto Pinto, SILVEIRA, Cassiano, VIANNA DA SILVA,
Maria Bernadete. Tudo poderia ser diferente – inclusive o título. 2022, e-book
Amazon KINDLE.
GIL, Antonio
Neto. Roda de Poesia. Disponível em
https://pandoficina.blogspot.com/2021/10/roda-de-poesia-antonio-gil-neto.html
LODGE, David. A arte da ficção. Trad bras Guilherme
da Silva Braga. L&PM Pocket, 2011. PP 36, 107,
126, 130, 186.
MEROLA, Edna Domenica. Encontro de Leitores &escritores. Foco
narrativo e desfecho. Disponível em https://pandoficina.blogspot.com/2021/08/encontro-de-leitores-escritores-foco.html
MEROLA, Edna Domenica. Crônica e
senso comum (Cronologia da confusão sobre foco narrativo)
https://aquecendoaescrita.blogspot.com/2012/11/cronologia-da-confusao-sobre-foco.html
MEROLA, Edna Domenica. O leitor
na pele do narrador. Disponível em https://netiamigo.blogspot.com/2019/07/o-leitor-na-pele-do-personagem-narrador.html
MEROLA, Edna Domenica, A figura
do narrador: oficina de criação literária. Disponível em
https://aquecendoaescrita.blogspot.com/2013/04/a-figura-do-narrador-em-oficina-de.html
MEROLA, Edna Domenica. Cartas:
espaços de diálogo e de protagonismo. Disponível em
https://netiativo.blogspot.com/2016/05/cartas-espacos-de-dialogo-e.html
NORMA CULTA. Flávia Neves. Discurso
Direto. Disponível em
https://www.normaculta.com.br/discurso-direto/
TODA MATÉRIA
https://www.todamateria.com.br/conto/
Cronograma de recepção das tarefas para análise e
preparo das oficinas
Março
22: Carta a um desconhecido. Gilberto Motta.
Abril
05: Poesia. Poemas de Antonio Gil.
19: Texto
para teatro O crush da Professora "Z" Maria. Edna Domenica
Merola
Maio
03: Conto O Terraplanista. Cassiano Silveira.
17: Crônica Voo cego. Gilberto Motta
31: Fábula Das belezas da democracia. Cassiano Silveira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário