segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Leitores e escritores: novas interações. Oficinas. 2022

Oficinas de Leitura Crítica de textos curtos contemporâneos – carta, poesia, texto para teatro, conto, crônica, fábula.

 

Diferencial: introduzir o exercício de escrita sobre um texto lido, considerando aspectos analisados sobre a contemporaneidade. Metodologia pautada no binômio leitura de texto e leitura de mundo. 

 

Autores dos textos que serão trabalhados:

 

Antônio Gil Neto, graduado em Pedagogia e Letras, vive em São Paulo onde construiu sua carreira profissional na área da Educação. Atuou, paralelamente, em projetos de formação de educadores e em publicações didáticas vinculadas ao ensino de língua. Autor de livros de literatura juvenil: “A flor da pele” e “Cartas Marcadas”, (Ed. Cortez/SP) e também organizador e autor de “A memória brinca: ciranda de histórias do ensino municipal paulistano”, (Imprensa Oficial/SP). No primeiro livro que escreveu – “Brado Retumbante”, (Ed. Olho d’Água/SP) – teve a graça de receber na contracapa generosas palavras de Paulo Freire.

 

Cassiano Silveira é  historiador e atuou na área da arqueologia por mais de 10 anos. Entre 2016 e 2017 trouxe a público, através do Facebook, as tirinhas cômicas “Os Cabeçudos”, discutindo sobre o cotidiano de forma um tanto nonsense. Publicou artigos científicos e poemas em várias revistas e coletâneas (destacam-se o artigo Os Caixões Fúnebres na Capela de Nossa Senhora das Dores: Uso e Tipologia, Revista Tempos Acadêmicos, 2012; e os poemas Cama de Mármore, Revista Poité, 2006; Velório, PerSe, 2021 e Olho-mar, PerSe, 2021). Dedica-se hoje à produção de textos (entre poesias e contos), capas e ilustrações. Desenhou as capas dos livros A Meus Queridos Netos, de Marlene Xavier Nobre (Postmix, 2017);  Coletânea de Poemas (PerSe, 2021) e da coletânea Tudo poderia ser diferente - inclusive o título, e-book Amazon, na qual é autor de conto, fábula e crônica.

 

Edna Domenica Merola é pedagoga, psicóloga, psicodramatista, mestre em Educação e Comunicação. Publicou livros que mesclam textos literários e explanações sobre aspectos metodológicos de realização de oficinas de escrita criativa: Aquecendo a Produção na Sala de Aula (Nativa, 2001), De que são feitas as Histórias (Postmix, 2014); Diálogos da maturidade (Postmix, 2016); Relógio de Memórias (Postmix, 2017). Escreve poemas: Cora, Coração (Nova Letra, 2011) e contos e crônicas: A Volta do Contador de Histórias (Nova Letra, 2011); No Ano do Dragão (Postmix, 2012); As Marias de San Gennaro (Insular, 2019). Participou como organizadora e autora da coletânea Tudo poderia ser diferente - inclusive o título, e-book Amazon, 2022.

 

Gilberto Motta nasceu e cresceu em um circo-teatro dos pais onde foi ator, músico, palhacinho e cantor mirim. Começou na rádio Piratinga de Tupã, interior de São Paulo. Cursou a Faculdade Cásper Líbero/SP de jornalismo e trabalhou em rádio, jornais e TV em SP e SC. É compositor, escritor, poeta, jornalista, professor, mestre em mídia e conhecimento, consultor/palestrante e pesquisador cultural. Realiza cursos e oficinas literárias, TV, rádio, cinema e redes sociais. Documentarista audiovisual, especializado em multimídias e comunicação digital, educação e comunicação para multiplataformas. Nos últimos anos, publicou em e-book (Amazon) a novela infanto-juvenil “A Incrível Jornada da Menina Careca”, as memórias sobre os pais “Céu de vaga-lumes: lembranças e Andanças de Motinha e Nhá Fia e o Circo Imaginário”, além de integrar a coletânea Tudo poderia ser diferente, e-book Amazon, 2022. Prepara atualmente o livro “Vamos Fazer uma Boa Tarde”: Mário Motta, do picadeiro circense ao picadeiro eletrônico do Jornal Nacional”.

 

Oficineiros

 

Antonio Gil Neto, Edna Domenica Merola, Rosilene Souza, Miriam Santos.  

 

Princípios

1-    Liberdade de expressão e de escolha estética vivenciada com diversidade.

2-    Instigações de reflexões sobre aspectos sócio culturais e existenciais. 

 

Meta

Promover ações que fortaleçam o papel de leitores reflexivos: capazes de relacionar texto e contexto e o viés de um sobre o outro. 

 

Objetivos

1- Reconhecer os gêneros textuais: poesia, crônica, fábula, conto, textos para teatro. 

2- Conhecer alguns aspectos do processo de criação de textos curtos.

3- Apresentar alguns textos curtos contidos na coletânea Tudo poderia ser diferente inclusive o título

4- Refletir sobre o desenho cultural contemporâneo implícito nos textos curtos objeto de leitura.

5- Introduzir o exercício de escrita sobre um texto lido, considerando aspectos analisados sobre a contemporaneidade.

 

Estratégias de ensinagem:

 

Alunos lêem e escrevem seus comentários sobre o texto escolhido para a próxima oficina.

Enviam seus textos para os oficineiros.

No encontro, os oficineiros promovem o debate a partir dos textos escritos pelos alunos sobre a leitura realizada.

Oficineiros introduzem uma ou mais categorias de análise para reflexões complementares.

 

Público alvo: leitores interessados em aprimorar o gosto pela leitura e pela escrita crítica a partir de textos curtos (carta, poesia, crônica, texto para teatro, conto, fábula).

 

Horário das oficinas quinzenais: Terças feiras das 16 às 18 horas.

 

 

Cronograma das Oficinas

 

Março

15: Apresentação dos participantes e de seu histórico com a leitura e a escrita.

29: Carta a um desconhecido. Gilberto Motta.

 

Abril

12: Poesia.  Poemas de Antonio Gil.

26: Texto para teatro O crush da Professora "Z" Maria. Edna Domenica Merola

 

Maio

10: Conto O Terraplanista. Cassiano Silveira. 

24: Crônica Voo cego. Gilberto Motta

 

Junho

07: Fábula Das belezas da democracia. Cassiano Silveira.

Avaliação processual das oficinas.

 

Cronograma de recepção das tarefas para análise e preparo das oficinas

Março
22: Carta a um desconhecido. Gilberto Motta.


Abril
05: Poesia.  Poemas de Antonio Gil.

19: Texto para teatro O crush da Professora "Z" Maria. Edna Domenica Merola

Maio
03: Conto O Terraplanista. Cassiano Silveira.
17: Crônica Voo cego. Gilberto Motta
31: Fábula Das belezas da democracia. Cassiano Silveira.

 

Rol de conceitos a serem trabalhados nas oficinas:

 

Elementos dos gêneros: carta, poesia, texto para teatro, fábula, crônica,

Mostrar e dizer; uso dos discursos direto e indireto,

Presença do narratário,

Forma de apresentação dos personagens,

Uso da hierarquização dos personagens (protagonistas, secundários, figurantes),

Tempo representado e tempo da escrita,

Foco narrativo,

Tipo de narrador (narrador personagem, narrador onisciente, etc.),

Intertextualidade

Retórica da ironia

Espaço dramático e espaço cênico

Ponto de vista privilegiado pel@ autor@ na narrativa

Efeitos do foco narrativo sobre a construção do enredo e de seu consequente desfecho

Linearidade narrativa x rupturas sem flash back

Descrição dos personagens e uso de roteiro (cinematográfico)

– Descrever, narrar, dissertar

Reflexões éticas da escrita (na fábula e em outros gêneros)

Comicidade e crítica social.

 

Referências e materiais de leituras tarefas

 

ABC Português. A fábula, por Sara Castro. Disponível em

https://escolakids.uol.com.br/portugues/a-fabula.htm

 

BRASIL ESCOLA. O conto. Disponível em

https://brasilescola.uol.com.br/literatura/o-conto.htm

 

Daniela Diana. Texto Teatral. Disponível em

https://www.todamateria.com.br/texto-teatral/

 

GIL, Antonio Neto, NOBRE, Marlene Xavier, MEROLA, Edna Domenica, MOTTA, Gilberto Pinto, SILVEIRA, Cassiano, VIANNA DA SILVA, Maria Bernadete. Tudo poderia ser diferente – inclusive o título. 2022, e-book Amazon KINDLE.

 

GIL, Antonio Neto.  Roda de Poesia. Disponível em

https://pandoficina.blogspot.com/2021/10/roda-de-poesia-antonio-gil-neto.html

 

LODGE, David. A arte da ficção. Trad bras Guilherme da Silva Braga. L&PM Pocket, 2011. PP 36, 107, 126, 130, 186.

 

MEROLA, Edna Domenica. Encontro de Leitores &escritores. Foco narrativo e desfecho. Disponível em https://pandoficina.blogspot.com/2021/08/encontro-de-leitores-escritores-foco.html

 

MEROLA, Edna Domenica. Crônica e senso comum (Cronologia da confusão sobre foco narrativo)

https://aquecendoaescrita.blogspot.com/2012/11/cronologia-da-confusao-sobre-foco.html

 

MEROLA, Edna Domenica. O leitor na pele do narrador. Disponível em  https://netiamigo.blogspot.com/2019/07/o-leitor-na-pele-do-personagem-narrador.html

MEROLA, Edna Domenica, A figura do narrador: oficina de criação literária. Disponível em

https://aquecendoaescrita.blogspot.com/2013/04/a-figura-do-narrador-em-oficina-de.html

MEROLA, Edna Domenica. Cartas: espaços de diálogo e de protagonismo. Disponível em

https://netiativo.blogspot.com/2016/05/cartas-espacos-de-dialogo-e.html

 

 

NORMA CULTA. Flávia Neves. Discurso Direto. Disponível em

 https://www.normaculta.com.br/discurso-direto/

 

TODA MATÉRIA  

https://www.todamateria.com.br/conto/

 

 

Cronograma de recepção das tarefas para análise e preparo das oficinas

Março
22: Carta a um desconhecido. Gilberto Motta.

Abril
05: Poesia.  Poemas de Antonio Gil.

19: Texto para teatro O crush da Professora "Z" Maria. Edna Domenica Merola

Maio
03: Conto O Terraplanista. Cassiano Silveira.
17: Crônica Voo cego. Gilberto Motta
31: Fábula Das belezas da democracia. Cassiano Silveira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre o escritor Gilberto Motta. Por Edna Domenica Merola

Contra capa Do Corpo ao corpus C omo já escrevi neste blog: " Ter contato com pessoas, no outono da vida, é por si só um privilégio. ...