quarta-feira, 16 de junho de 2021

Alberto Gonçalves e a Música Popular Brasileira em Leitores & Escritores: interações

Em 29/06/2021, Leitores & escritores: interações recebeu Alberto Gonçalves que contou sua trajetória do diletantismo à academia e relatou algumas pesquisas florianopolitanas dos anos 2010 sobre Música Popular brasileira protagonizadas pelas universidades UFSC e UDESC.

Alberto Gonçalves é licenciado em Letras - Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa (1996) e mestre em Linguística (2000), ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Foi professor de inglês em instituições como o Programa de Línguas da Universidade do Sul de Santa Catarina-UNISUL (2000-2) e o Centro de Línguas Estrangeiras-CELE do Instituto Estadual de Educação (2000-5). Atuou como professor substituto no Departamento de Língua e Literatura Vernáculas-LLV da UFSC lecionando disciplinas de Produção Textual, Estudos Gramaticais e Semântica para o curso de Letras e outros cursos (2002-4). Participou como pesquisador no Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguística-IPOL (2008-9) e como coordenador de seu Setor de Comunicação, sendo responsável pela página eletrônica e sua página no Facebook (2014-6). Atuou como tutor a distância da disciplina Estudos Gramaticais no curso de Letras Português modalidade a distância oferecido pela UFSC (2011) e das disciplinas da área de Linguagem do curso de Pedagogia modalidade a distância da Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC (2011-4). Participou como pesquisador - área de história da música popular - no Laboratório de Imagem e Som (LIS), do curso de História da UDESC (2005-16). 

Co- autor dos livros: 

Estudos sobre a Música Popular: aproximações de escuta (UDESC, 2017)

Do Maxixe ao samba canção (UDESC, 2017)

 

O e-livro “Estudos sobre a Música Popular: aproximações de escuta” pode ser visualizado e baixado clicando neste link.

Organizado Alberto Gonçalves, Cristiane Pereira Martins, Igor Lemos Moreira e Márcia Ramos de Oliveira - foi lançado pela Editora UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina). Capa de Igor Lemos Moreira.

A sessão - idealizada e coordenada por Alberto Gonçalves tem por objetivo reunir trabalhos em andamento de pesquisadores de diferentes áreas que tivessem como objeto de investigação a música popular, aproximando-se assim diferentes escutas numa proposta interdisciplinar.


 O livro pode ser visualizado e baixado clicando neste link.


Os artigos reunidos no livro são baseados nas comunicações orais da sessão “Apresentação de Pesquisas em Andamento na área de Música Popular”, realizada na tarde do dia 24 de maio de 2016, no Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.

A sessão - integrante da programação da “Semana de Música Popular: Gal Costa e Tropicalismo”, uma parceria entre o Laboratório de Imagem e Som (LIS) do curso de História da UDESC e o Núcleo de Estudos de Literatura, Oralidade e Outras Linguagens (NELOOL) do curso de Letras da UFSC - contou com a participação de pesquisadores de cursos de pós-graduação das duas instituições envolvidas: da UDESC os programas de pós-graduação em História e em Música; da UFSC os programas de pós-graduação em Literatura, História e Antropologia Social. Idealizada e coordenada por por Alberto Gonçalves (LIS), o objetivo da sessão foi reunir trabalhos em andamento de pesquisadores de diferentes áreas que tivessem como objeto de investigação a música popular, aproximando-se assim diferentes escutas numa proposta interdisciplinar.



Escrito por Marcos Baltar, Alberto Gonçalves, Giovanna Pacheco e HP Rodrigues, o livro foi lançado pela Editora Appris em 2019. Capa de Kátia Diniz. 

O livro é destinado aos amantes e aos pesquisadores da música popular brasileira e aos pesquisadores da área de linguagens, especialmente os professores de educação básica que trabalham com o gênero canção na escola, bem como os estudantes universitários de cursos de Letras, Linguística, Música e áreas afins. Busca trazer para o contexto educativo e cultural a obra musical fundadora do cancioneiro brasileiro moderno, produzida desde as primeiras gravações da casa Edison, no Rio de Janeiro, do início dos anos 1900, para gramofone, passando pela era do rádio, até meados do século XX

Asa Branca (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira)

Luiz Gonzaga
78 rpm RCA Victor nº 80-0510 (1947)

Quando olhei a terra ardendo
Qual fogueira de São João
Eu preguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação

Que braseiro, que fornalha
Nem um pé de plantação
Por falta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão

Inté mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
Entonce eu disse, adeus, Rosinha
Guarda contigo meu coração

Hoje longe, muitas léguas
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim voltar pro meu sertão

Quando o verde dos teus olhos
Se espalhar na plantação
Eu te asseguro, não chore não, viu
Que eu voltarei, viu, meu coração




REFERÊNCIAS

 http://musica-pra-mim.blogspot.com/p/livros.html?m=1

O homem que engarrafava nuvens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oficina de Leitura reflexiva do texto para teatro O crush da professora "Z" Maria de Edna Domenica Merola

 26/04/2022   O crush da Professora “Z” Maria   Tendo por chave o Teatro do Absurdo, relembro A Cantora Careca , de Ionesco, e pre...