Alberto Gonçalves é licenciado em Letras - Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa (1996) e mestre em Linguística (2000), ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Foi professor de inglês em instituições como o Programa de Línguas da Universidade do Sul de Santa Catarina-UNISUL (2000-2) e o Centro de Línguas Estrangeiras-CELE do Instituto Estadual de Educação (2000-5). Atuou como professor substituto no Departamento de Língua e Literatura Vernáculas-LLV da UFSC lecionando disciplinas de Produção Textual, Estudos Gramaticais e Semântica para o curso de Letras e outros cursos (2002-4). Participou como pesquisador no Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguística-IPOL (2008-9) e como coordenador de seu Setor de Comunicação, sendo responsável pela página eletrônica e sua página no Facebook (2014-6). Atuou como tutor a distância da disciplina Estudos Gramaticais no curso de Letras Português modalidade a distância oferecido pela UFSC (2011) e das disciplinas da área de Linguagem do curso de Pedagogia modalidade a distância da Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC (2011-4). Participou como pesquisador - área de história da música popular - no Laboratório de Imagem e Som (LIS), do curso de História da UDESC (2005-16).
Co- autor dos livros:
Estudos sobre a Música Popular: aproximações de escuta (UDESC, 2017)
Do Maxixe ao samba canção (UDESC, 2017)
O e-livro “Estudos sobre a Música Popular: aproximações de escuta” pode ser visualizado e baixado
Organizado Alberto Gonçalves, Cristiane Pereira Martins, Igor
Lemos Moreira e Márcia Ramos de Oliveira - foi lançado pela Editora UDESC
(Universidade do Estado de Santa Catarina). Capa de Igor Lemos Moreira.
A sessão - idealizada e coordenada por Alberto Gonçalves tem
por objetivo reunir trabalhos em andamento de pesquisadores de diferentes áreas
que tivessem como objeto de investigação a música popular, aproximando-se assim
diferentes escutas numa proposta interdisciplinar.
O livro pode ser visualizado e baixado clicando neste link.
Os artigos reunidos no livro são baseados nas comunicações orais da sessão “Apresentação de Pesquisas em Andamento na área de Música Popular”, realizada na tarde do dia 24 de maio de 2016, no Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.
A sessão - integrante da programação da “Semana de Música Popular: Gal Costa e Tropicalismo”, uma parceria entre o Laboratório de Imagem e Som (LIS) do curso de História da UDESC e o Núcleo de Estudos de Literatura, Oralidade e Outras Linguagens (NELOOL) do curso de Letras da UFSC - contou com a participação de pesquisadores de cursos de pós-graduação das duas instituições envolvidas: da UDESC os programas de pós-graduação em História e em Música; da UFSC os programas de pós-graduação em Literatura, História e Antropologia Social. Idealizada e coordenada por por Alberto Gonçalves (LIS), o objetivo da sessão foi reunir trabalhos em andamento de pesquisadores de diferentes áreas que tivessem como objeto de investigação a música popular, aproximando-se assim diferentes escutas numa proposta interdisciplinar.
Asa Branca (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira)
REFERÊNCIAS
http://musica-pra-mim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário